?
Alto Contraste
(21) 97720-0088
Orçamento por Whatsapp
Blog
Estética
02
Mar
2023
Celulite: quais as causas e saiba como tratar

Celulite: quais as causas e saiba como tratar

O que é Celulite?

A celulite é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com deníveis (ondulações e retrações) e nódulos. Na pele, essas ondulações são popularmente conhecidos como "casca de laranja".

A condição é causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso. A celulite não é grave, mas pode causar desconforto nas mulheres por causa da aparência que confere à pele.


O que causa celulite?

Entenda agora quais são os habitos do cotidiano que facilitam o surgimento das celulites, principalmente como evita-los e além de obter mais qualidade de vida, inibir o surgimento dos indesejaveis furinhos.

Alimentação

A alimentação ainda faz parte das principais causas do aumento da celulite no corpo, já que tudo o que consumimos impacta diretamente em como a gordura e toxinas são armazenadas em nosso corpo.

O ideal é sempre escolher uma alimentação livre de produtos que levem açúcares, gorduras hidrogenadas e sal como frituras, doces, sorvetes, refrigerantes, biscoitos recheados, pães e congelados.

Prefira substituir esses alimentos por frutas, vegetais, hortaliças, castanhas e carnes magras.


Idade e hormônios

A insulina, prolactina, estrogênio, hormônios da tireoide e noradrenalina são hormônios que atuam diretamente no acúmulo de toxinas e gorduras nas células e no aspecto da pele.

Uma mulher acima de 40 anos, por exemplo, normalmente tem a produção de estrogênio afetada, resultando em um fluxo de sangue menor nos tecidos e células. Com menos sangue circulando na região, menos oxigênio chega até as células, fazendo com que a pele produza menos colágeno.

Como resultado, a pele atinge um aspecto mais flácido, que em conjunto com o aumento das células de gordura devido à baixa no estrogênio, dá origem às celulites.

Com o passar dos anos o corpo deixa de produzir colágeno, necessitando aplicar cremes que dão firmeza à pele do rosto e corpo.

Para melhorar a produção de colágeno, invista em suplementos e alimentos ricos nesse tipo de proteína. Você ainda pode procurar a ajuda de um profissional para verificar a possibilidade de reposição hormonal do estrogênio para melhorar a saúde da pele e do organismo de forma geral.


Desidratação

Você sabia que deixar de tomar água também reflete na hidratação da pele? Como o nosso corpo é composto por mais de 70% de água, é importante ingerir pelo menos 2 litros de água diariamente para evitar que a pele fique desidratada, mais fina e fragilizada.

Junto a isso, a água também é uma excelente maneira de eliminar as toxinas das células e diminuir o acúmulo de líquidos ruins, já que quanto mais água ingerimos, mais toxinas eliminamos do nosso organismo.

Além do mais, como a desidratação deixa a pele mais frágil e fina, quanto menos água consumimos, mais visível fica a celulite.

Caso você tenha dificuldade em consumir água durante o dia, você pode sempre optar por chás sem açúcares para ajudar a aumentar a ingestão de líquidos. O chá verde, por exemplo, tem ação diurética que evita o acúmulo de água nas células e retenção de líquidos.

Nicotina e álcool

O cigarro é uma das drogas que mais afeta a saúde do nosso organismo, piorando desde a celulite e rugas, até a saúde do pulmão e de outros órgãos importantes para o funcionamento do nosso corpo.

Como o cigarro é rico em toxinas, as células acabam acumulando ainda mais dessas substâncias e piorando gradativamente os quadros de celulite.

E como se não bastasse, a nicotina ainda reduz o fluxo sanguíneo e produção de colágeno, fazendo com que os tecidos se danifiquem facilmente, ficando mais propensos à celulite.

Enquanto isso, o álcool é uma bebida que também é composta por toxinas, e acaba reduzindo as reservas de vitaminas e minerais como vitamina C, zinco e cálcio.

Quando esses nutrientes estão baixos no organismo, a produção de colágeno é afetada, assim como a circulação sanguínea, levando menos oxigênio e nutrientes para a célula.


Sedentarismo

Alimentar-se bem, deixar de fumar e consumir bebidas alcoólicas e ingerir bastante água durante o dia muitas vezes não é o suficiente para melhorar a celulite.

Isso porque músculos fracos tendem a acumular mais gordura, além de que ficar parado diminui a circulação sanguínea no corpo todo, especialmente na região em que há mais acúmulo de toxinas.

Procure fazer atividades físicas recorrentes como correr, caminhar, dançar, pedalar e até fazer natação para evitar que você fique parado.


Tratamento da celulite

Como ainda não conseguimos entender bem todos os mecanismos que causam o aparecimento da celulite, existem no mercado centenas de tratamentos ineficazes baseados em teorias sem nenhum embasamento científico.

Além disso, a celulite não é uma doença, é uma alteração normal do tecido subcutâneo feminino, que, por imposição de uma sociedade amplamente machista, tornou-se um incômodo para as mulheres.

O fato é que até o momento não há tecnologia disponível que possa corrigir as alterações estruturais do tecido adiposo feminino e da derme profunda. Resumindo: não há tratamento 100% efetivo nem milagroso contra a celulite.

A medicina estética é uma das áreas que mais cresce financeiramente, o que atrai muito grupos que oferecem tratamentos sem comprovação científica ou baseados em estudos de qualidade duvidosa. Atualmente existem tantos tratamento para a celulite que é impraticável discutir todos neste texto. Vamos nas próximas linhas fazer uma rápida revisão do que há de mais comum no mercado.


Cremes anti-celulite

A imensa maioria dos cremes contra celulite não funciona, e mesmo os que apresentam algum efeito, o fazem de modo discreto. Os cremes que apresentam alguma comprovação de resultados são os que contém retinoides ou metilxantinas. Sozinhos, porém, quase não trazem benefícios.

Suplementos alimentares

Existem centenas de produtos ditos naturais alegando possuir substâncias com propriedades anti-celulite. Normalmente estes produtos referem ajudar a eliminar toxinas, reduzir retenção de líquidos, aumentar o metabolismo das gorduras, melhorar circulação, etc. O fato é que não existe nenhum suplemento ou produto tomado por via oral que comprovadamente tenha algum efeito sobre a celulite.

Também não existe dieta específica para celulite, com alimentos selecionados que supostamente agiriam diretamente contra o problema. A dieta preconizada para celulite é a dieta saudável indicada para todos: evitar excessos de sódio, gorduras saturadas e carboidratos.

Massagens

As massagens e drenagem linfática apresentam poucos efeitos sobre a celulite. No década de 90 foi desenvolvida na França um aparelho batizado de Endermologie®, voltado para realizar uma espécie de massagem nas áreas afetadas pela celulite. O produto foi aprovado pelo FDA (ANVISA nos EUA) como uma opção para o alívio temporário da celulite. O aparelho basicamente massageia a pele de modo a redistribuir a gordura, levando a uma melhora temporária no aspecto da pele. Se suspenso o tratamento, a celulite volta a aparecer como antes.

Laser

O uso do Laser para o tratamento da celulite tem ganhado atenção nos últimos anos. Ainda há controvérsias sobre sua eficácia, pois os atuais trabalhos científicos sofrem muitos questionamento em relação à sua metodologia. Existem também técnicas que associam o uso de Laser com ondas de radiofrequência e massagens. O fato é que, assim como nas massagens, a melhora é temporária e o tratamento precisa ser feito com regularidade, o que o torna muito caro e consume muito tempo.

Mesoterapia

A mesoterapia é um tratamento que envolve a injeção de substâncias diretamente no tecido afetado com o objetivo de "desfazer" a celulite e ajudar na eliminação da gordura localizada.

Esta é uma técnica polêmica, pois envolve diferentes métodos e substâncias, sendo que nenhuma delas foi devidamente estudada em ensaios clínicos importantes. Existe, inclusive, o risco de efeitos colaterais dependendo da substância que for administrada. A falta de estudos sobre eficácia e, principalmente, a segurança do procedimento são os principais problemas deste tratamento.

Liposucção

A liposucção ou a lipoaspiração simples não funcionam para a celulite, podendo até piorar o quadro, aumentando as irregularidades na pele.

Porém a liberação das traves fibrosas com cânulas especiais (subcisão), seguidas de lipoescultura (injeção de gordura lipoaspirada da própria paciente na depressão da celulite) apresenta bons resultados, ainda mais quando associada a outras modalidades terapêuticas. Assim como os outros métodos, não proporciona a cura da celulite, mas atenua bastante.

Se você possui celulites e queira tratar, entre em contato e agende sua consulta!

Comente essa publicação

Entre em contato