?
Alto Contraste
(21) 97720-0088
Orçamento por Whatsapp
Blog
Estética
03
Jul
2022
Manchas no rosto: saiba as principais causas

Manchas no rosto: saiba as principais causas

Manchas na pele geralmente são associadas à exposição solar ou a algum machucado, no entanto, outros fatores podem influenciar no seu surgimento. De fato, na maioria das vezes, as manchas são provenientes de processos inflamatórios, como acne, queimaduras, exposição excessiva ao sol, machucados, procedimentos ou resultado do uso de algum produto.

As manchas no rosto são alterações de pigmentação que comprometem a aparência da face, normalmente assumindo tonalidades mais escuras. Além do rosto, é comum que as manchas apareçam nas mãos, braços e outras partes do corpo. A principal causa das manchas escuras está no aumento do estímulo da produção de melanina pelos melanócitos, células responsáveis pela produção dessa proteína. A melanina, por sua vez, é o que está por trás da coloração da pele e pelos humanos, também tendo uma função importante na proteção do DNA das células contra a radiação ultravioleta emitida pelo sol.

Contudo, é importante entender os tipos de mancha e as suas causas para que se possa identificar e tratar de forma adequada. As lesões dermatológicas que aparecem na pele podem ser causadas por fatores como o excesso de sol (melanose solar), depósito de algum pigmento (melasma), queimaduras, ações de micose ou fungo; como o pano branco, e em casos graves, um câncer de pele.

Normalmente, o pigmento apresenta uma coloração amarronzada, o que implica na aparência das manchas.

Existem vários tipos de manchas no rosto e diferentes tipos de motivações que podem desencadear em seu aparecimento.

Veja aqui quais são os tipos e causas das manchas no rosto e como tratar:

Melasma

As manchas do melasma são identificadas por assumirem uma coloração amarronzada e de formato irregular. São bem comuns no rosto, e podem aparecer bochechas e a região acima dos lábios e a testa.

É uma dermatose, dita doença de pele caracterizada por manifestação alérgica, e está diretamente associada a uma disfunção dos melanócidos, que fazem com que haja o aparecimento de pontos escuros na pele.

Entre as principais causas e fatores de risco do aparecimento de manchas estão a exposição ao sol; por isso o aparecimento nas áreas de maior exposição, como testa, maçãs do rosto e testa, uso de pílula, fatores genéticos, desequilíbrios hormonais e depois da gravidez.

Dermatite

A dermatite é uma alteração na pele resultante de algum tipo de inflamação e que pode acometer várias áreas do corpo, inclusive a face.

As anomalias classificadas como dermatite não são contagiosas e podem aparecer por conta de diversas causas diferentes, como contato com um agente externo irritante, alergias, fatores genéticos, alterações nas glândulas sebáceas e componentes imunológicos, efeitos colaterais de medicamentos, banhos quentes e distúrbios na circulação do sangue. Vale não descartar a hipótese de causa indefinida.

Por conta dessa gama de possíveis causas, a dermatite pode ser classificada em dermatite de contato, dermatite alérgica, dermatite atópica, dermatite seborreica, dermatite herpetiforme ou dermatite ocre.

Normalmente, são identificadas por sua coloração avermelhada e por causarem coceira, contudo, cada tipo de dermatite possui suas particularidades.

Manchas ou cicatrizes de acne

As manchas ou cicatrizes de acne também estão entre as principais alterações que acometem o rosto, já que a acne é a principal condição de pele que acomete a face. A acne, por sua vez, é um tipo de inflamação na pele que afeta as glândulas sebáceas e folículos.

Dessa forma, as manchas são justamente decorrentes da inflamação da acne, especificamente no processo de hiperpigmentação pós-operatória. Assim, a inflamação causada pela acne estimula a produção de melanina no local.

Contudo, vale ter em mente que a produção de mais melanina no local da espinha vai variar quanto ao tipo de pele da pessoa, fazendo com que umas pessoas tendam a sofrer mais com isso do que outras.

Pessoas que sofreram muito com espinhas na adolescência tendem a sofrer mais com as manchas de acne na vida adulta, ainda mais em casos em que o hábito de espremer espinhas era algo frequente, deixando assim as indesejadas cicatrizes.

Melanose solar

As melanoses solares, como o próprio nome se remete, são manchas causadas especificamente pelo excesso de sol. Também chamadas de "manchas senis", são mais recorrentes em pessoas mais velhas, por conta do acúmulo de sol com o tempo.

O aparecimento dessas manchas acontece por conta da proteção da radiação ultravioleta, em que o organismo incita a atividade dos melanócitos. Assim sendo, há a hiperprodução de melanina, e o aspecto mais escuro em certas partes da pele.

As melanoses são lesões benignas e são mais predispostas em pessoas de pele clara, que vivem em locais de maior incidência solar e que não fazem o uso correto do protetor solar. Normalmente, essas manchas apresentam uma variação de marrom claro ao escuro, e, embora possam inicialmente serem confundidas como câncer de pele, não possuem relação com a doença.

Logo, para a prevenção dessas manchas, é a utilização correta do filtro solar, que deve ser sempre superior a 30, variando quanto ao tom e tipo de pele. Mesmo com o uso de filtro solar, é importante evitar a exposição do sol, principalmente em horários de raios mais intensos (das 10 às 16 horas).

Como clarear manchas no rosto?

O tratamento ideal e clareamento da mancha do rosto vai depender do tipo de mancha identificada pelo especialista e gravidade do caso:

Melasma

Uma vez que o melasma é uma doença crônica e que tende a ser recorrente, curas definitivas da condição são atípicas. Quando decorrente da gravidez, o melasma pode desaparecer com o passar do tempo após o parto.

No entanto, o tratamento do melasma pode envolver a proteção solar adequada, para que a doença não retorne, fazendo o uso do filtro solar indicado, e evitando raios ultravioletas e à luz visível. O uso de cremes clareadores também pode ser passado pelo profissional.

Buscando minimizar o efeito estético negativo do melasma, atualmente a estética oferece procedimentos com resultados satisfatórios, tais como: microagulhamento, peeling químico e tratamento com luzes ou laser.

Manchas/cicatrizes de acne

As manchas ou cicatrizes de acne tendem a desaparecer naturalmente. Contudo, para suavizar as manchas de acne também é indicado alguns cuidados, como evitar exposição solar no local e evitar contato e cutucar as lesões.

O uso de clareadores tópicos pode ser indicado caso não haja o desaparecimento da mancha, e o uso de cosméticos com ácido retinóico podem ajudar na remoção da cicatriz. Existem cremes para o tratamento de cicatrizes de acne, e atuam estimulando a formação de colágeno e melhorando o aspecto geral da pele.

Para a amenização desse tipo de mancha, a estética também é capaz de proporcionar resultados satisfatórios. Entre os procedimentos estéticos que podem ser adotados pode-se ressaltar: peeling químico, dermoabrasão ou microdermoabrasão, microagulhamento, tratamento com laser e injeção de plasma.

Melanose solar

A melanose solar pode ser tratada de várias maneiras, reforçando ainda mais a importância que o tratamento ideal seja indicado por um profissional capacitado.

Com isso em mente, o desaparecimento das manchas pode ser conquistado por meio de procedimentos como peeling químico, dermoabrasão, luz intensa pulsada e laser quality switched (Q-switched).

Se você sofre com alguma dessas manchas, entre em contato e agende sua consulta!

Comente essa publicação

Entre em contato