Tratamento para Melasma
O que é Melasma?
O melasma é uma doença na qual ocorre um problema na formação do pigmento melanina, resultando no surgimento de manchas escuras na pele. Estas manchas aparecem normalmente na face, em alguns casos ocorre o aparecimento de manchas na região dos braços, pescoço e colo, sendo mais frequente em mulheres e em associação à exposição solar.
Devido ao fato de ser uma doença com mecanismos não bem compreendidos ainda, o seu tratamento também pode ser considerado insatisfatório, no qual não há cura para tal condição, mas sim controle. Os tratamentos para o melasma são diversos, dentre eles, destacam-se: peelings, microagulhamento, fotoproteção, substâncias clareadoras, laser, luz pulsada intensa.
Uma avaliação individualizada é fundamental para estabelecer um protocolo adequado de tratamento, por isso busque um profissional especializado para garantir resultados efetivos.
Quais são os tipos de Melasmas e como tratar?
O melasma pode ser dividido em três categorias:
- Epidérmica: quando a camada afetada é a mais superficial da pele (epiderme).
- Dérmica: quando as manchas surgem numa camada mais profunda (derme).
- Misto: quando o excesso de melanina está presente na derme e na epiderme.
Microagulhamento para tratamento de Melasma:
Entre as melhores opções de tratamento para melasma está o microagulhamento.
O procedimento é feito com agulhas de 0,5 a 2,5 mm de comprimento, que provocam lesões controladas na pele e promovem a produção de colágeno, elastina e renovação celular.
O clareamento das manchas ocorre tanto pela renovação da melanina após as microperfurações, como pela injeção de ativos clareadores na derme.
Quando injetados diretamente na derme, o corpo absorve esses ativos de forma mais rápida e eficiente.
Quantas sessões são necessárias?
Em média, são necessárias três sessões, com espaçamento de um mês entre elas.
Tanto a frequência quanto a quantidade de sessões vão variar de acordo com a complexidade do melasma e do tipo de tratamento escolhido.